Especialização em Contabilidade Tributária

Objetivo

Atualizar os profissionais e estudantes de contabilidade nas suas atividades diárias. Será um curso moderno, atualizado, integrando a essência da contabilidade, incluindo análise detalhada dos novos dispositivos apresentados na Lei nº 12.973/14 e na IN RFB nº 1.515/14.

Público Alvo

Curso Completo de Contabilidade Tributária, para atualizar os profissionais e estudantes de contabilidade nas suas atividades diárias. Será um curso moderno, atualizado, integrando a essência da contabilidade, incluindo análise detalhada dos novos dispositivos apresentados na Lei nº 12.973/14 e na IN RFB nº 1.515/14.

Estrutura Curricular

CONTABILIDADE EMPRESARIAL BRASILEIRA

Prof. José Antonio Felgueiras
Uma revisão direta e prática com as principais inovações da integração contábil brasileira com as normas internacionais.

IRPJ e CSLL

Profs. Paulo Pegas
Análise e interpretação de todo o processo de apuração do lucro real e cálculo de IR e CSLL, incluindo as apurações trimestral e anual, com antecipações mensais em bases estimadas. Análise (com detalhes) das adições e exclusões a partir da Lei nº 12.973/14 e a IN RFB nº 1.515/14, incluindo tratamento contábil em subcontas. Integração LALUR/ECF/ADIÇÕES/EXCLUSÕES. Análise do tratamento fiscal dos itens mais relevantes da nova lei: ajuste a valor presente, avaliação a valor justo, arrendamento mercantil, impairment test, stock options, despesas pré-operacionais, depreciação, contratos de concessão, ganho de capital, dentre outros. Incentivos fiscais de redução do IR.
Como se calcula, apura, controla e os cuidados que devem ser tomados na apuração trimestral feita pelas empresas a partir da Lei nº 12.973/14. Quais as novas e antigas obrigações acessórias a qual estas empresas estarão sujeitas.
Principais regras aplicadas ao cálculo do SIMPLES nas ME e EPP. Quais implicações da modernização da contabilidade e da Lei nº 12.973/14 para os optantes.

PIS & COFINS  + INSS

Prof. Anderson Fraga
Revisão completa da legislação de PIS e COFINS, nos métodos cumulativo, não cumulativo e misto. Integração da Lei nº 12.973/14 c/ a apuração de PIS e COFINS.

ICMS

Prof. Fernando Mattos
Apresentação dos aspectos básicos mais relevantes do ICMS e sua integração com o tratamento contábil. Análise do fato gerador e base de cálculo nas transações com mercadorias. Aplicação de alíquotas internas e interestaduais. Vendas realizadas pela internet: novo tratamento tributário a partir de 2015. Tratamento contábil do ICMS no modelo normal e no modelo de substituição tributária.

REORGANIZAÇÃO SOCIETÁRIA E SUBVENÇÃO PARA INVESTIMENTOS

Prof. José Wagner
Tratamento contábil e tributário nas participações societárias e nas reorganizações societárias: fusão, cisão e incorporação. Tratamento contábil e fiscal do ágio, deságio, ganho por compra vantajosa e goodwill. Conceitos Básicos de Tributos Diferidos.

Cronograma de Aulas

05 e 12/05 – Contabiliadde Empresarial

19 e 26/05, 09 e 16/06 – IRPJ e CSLL

23 e 30/06 – ICMS

14 e 21/07 – PIS, COFINS e INSS

04 e 11/08 – Reorganização Societária e Subvenção para Investimentos

Material Didático

  • Apostila e Material Complementar On Line
  • Apresentação em Power Point
  • Bloco
  • Pasta

Valor do Investimento

Sob consulta

Inscrição

Reserve sua vaga para este curso ou marque um treinamento in company para sua empresa.

RESERVE JÁ SUA VAGA TREINAMENTO IN COMPANY

O IPECRJ se reserva ao direito de adiar ou cancelar o Curso em função de limite de vagas e número mínimo de alunos por turma.