Objetivo
O Brasil se prepara para mudar profundamente a forma de cobrar impostos e contribuições da sociedade a partir de janeiro de 2027. Serão extintos no último dia de 2026 as contribuições para PIS e COFINS, que existem no nosso ordenamento jurídico há, respectivamente, 54 e 33 anos e Nascerá em seu lugar, no alvorecer de 1º de janeiro de 2027, uma nova contribuição social (CBS), que surge com um ar de simplificação que pode começar a transformar a relação entre as empresas, seus clientes, fornecedores e os entes tributantes (fisco) em relação a cobrança de impostos nas suas operações diárias com bens e serviços em geral. Posteriormente, em janeiro de 2029, começará a ser cobrada um novo imposto (IBS), que substituirá gradualmente ICMS e ISS, cujas alíquotas serão reduzidas até 2032, com os impostos sendo extintos em 2033, quando o novo sistema tributário será inserido plenamente no nosso dia a dia.
E você, profissional da área contábil-tributária, não pode ficar POR FORA do que está acontecendo e das profundas mudanças que ocorrerão nos próximos anos e certamente irão afetar o ambiente de negócios, o mercado de trabalho e as nossas atividades profissionais.
O IPECRJ, com o Prof. Paulo Pegas, (RE)lança um treinamento diferenciado, moderno, prático, para você entender passo a passo o que vai mudar com a Reforma Tributária aprovada e transformar o seu dia a dia.
Público Alvo
Contadores, Advogados e profissionais que lidam em seu dia a dia com cálculo, análise e planejamento tributário
Estrutura Curricular
- O SISTEMA TRIBUTÁRIO ATUAL E A MULTIPLICIDADE DE TRIBUTOS COBRADOS NOS PREÇOS DOS BENS E SERVIÇOS
Estrutura básica de cobrança de impostos e contribuições no Brasil, entendendo de forma detalhada a composição da atual carga tributária, compreendendo como foi a construção, ao longo dos anos, do modelo atual, conhecido como manicômio tributário.
- O ICMS E SEUS PROBLEMAS
Estrutura básica de cobrança do ICMS no Brasil, partindo da estrutura constitucional, passando pelos principais pontos (múltiplas alíquotas, não cumulatividade parcial, DIFAL, substituição tributária, regimes especiais e incentivos fiscais) que tornam o imposto excessivamente complexo para as empresas e seus sócios/acionistas, profissionais da área contábil-tributária e para os consumidores.
- PIS e COFINS, COM SEUS VARIADOS E COMPLEXOS MÉTODOS DE APURAÇÃO
O método cumulativo, não cumulativo, o método misto para algumas empresas tributadas pelo lucro real, a tributação monofásica ou concentrada, as entidades imunes ou isentas e todo o conjunto de problemas que o sistema de créditos apresenta na apuração do método não cumulativo.
- OUTROS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES COBRADOS SOBRE O CONSUMO
Estrutura Básica de cobrança do ISS, IPI, Cide-Combustíveis, CPRB, Imposto de Importação e outras contribuições que influenciam diretamente o preço dos bens e serviços no Brasil. O volume de questões judiciais envolvendo a multiplicidade de tributos cobrados sobre o consumo no Brasil.
- TRIBUTAÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO E RENDA
A cobrança de IPTU, IPVA, ITR, ITCMD e ITBI. Tributação sobre o capital e o trabalho. A cobrança de IRPJ e CSLL nas empresas tributadas pelo lucro real e lucro presumido. A tributação das pessoas físicas. O SIMPLES NACIONAL. As perspectivas dos possíveis projetos a serem apresentados pelo Ministério da Fazenda ao Congresso Nacional.
- A ESTRUTURA BÁSICA DA PRIMEIRA FASE DA REFORMA TRIBUTÁRIA
A extinção de PIS, COFINS, ICMS e ISS. A criação do IBS, CBS e do IS. Como será o processo de transição e qual a estrutura básica do novo IVA-DUAL (CBS + IBS) que será implantado a partir de 2026, mas concluído somente em 2033. Como será a definição das alíquotas de referência e a dos estados/municípios.
- OS SETORES COM REGIMES DIFERENCIADOS E ESPECÍFICOS
Quais setores terão alíquota reduzida do IVA-DUAL, como isso será feito e qual o efeito para o consumidor final. O impacto nas operações realizadas de empresa para empresa.
- REGIMES ESPECÍFICOS: COMO SERÁ A APURAÇÃO DO IVA-DUAL E SEUS DETALHES
Quais setores terão tributação em regime específico. A apuração do IVA-DUAL para eles será cumulativa, não cumulativa, monofásica. O setor transferirá crédito para a empresa compradora do bem/serviço.
- O IMPOSTO SELETIVO E A (POSSÍVEL) COBRANÇA DE IPI SOBRE PRODUTOS FABRICADOS NA ZONA FRANCA DE MANAUS
Quais setores poderão ser alcançados pela cobrança do imposto seletivo. Como será seu cálculo e impacto nos demais impostos e contribuições. Como será a cobrança de IPI a partir de 2027.
- O REGIME DE TRANSIÇÃO ENTRE 2027 E 2032
Como deverá ser a apuração dos novos tributos (IBS, CBS e IS) em meio aos tributos antigos (ICMS e ISS) durante os anos de transição. Como fazer a análise para avaliar se a empresa pagará mais ou menos tributos com a entrada em vigor da Reforma Tributária.
As videoaulas serão sobre os tópicos apresentados. Contudo, os temas serão integrados, ou seja, não será seguida a ordem cronológica.
Cronograma de Aulas
O curso é totalmente ONLINE (Remoto), com aulas já GRAVADAS (58 videoaulas e 13 aulas-debates) + 23 videoaulas que serão gravadas entre NOV/24 e FEV/25 + 4 aulas-debates, uma por mês e a AULA FINAL, dia 26/FEV/2025.
Todo o material disponível até Setembro 2025.
Material Didático
- Apresentações
- Artigos
- Planilhas de Excel de apoio.
- Fórum Exclusivo de Debates no whatsapp, para responder dúvidas sobre o tema até FEV/25.