Gestão de Tributos Federais

Objetivo

Em 2020 o Brasil será o País que mais tributa empresas. Além da excessiva cobrança de tributos, que extrai da sociedade mais de um terço de tudo que ela produz, há um problema mais grave: a excessiva complexidade das regras que definem a cobrança de tributos no Brasil. Há um emaranhado de leis, decretos, instruções normativas e atos declaratórios, entre outros, discorrendo sobre uma enorme quantidade de tributos, alguns se sobrepondo a outros. Com isso, as empresas têm muitas dificuldades na hora de cumprir com todas as obrigações emanadas da legislação fiscal.

Daí surge a necessidade, cada vez mais forte, de um gerenciamento adequado em relação aos encargos tributários devidos pelas empresas.
Mais do que isso, vem ocorrendo um sensível recrudescimento da legislação tributária penal, e, também, da legislação regente do comércio exterior no Brasil. Apesar disso, o Fisco vem se aparelhamento de forma mais concreta, no sentido de cruzar informações, melhorando sua eficiência e diminuindo o tempo de processamento das declarações acessórias, revelando a extrema, senão urgente necessidade de se fomentar equipes profissionais melhor treinadas, aptas a intervenções técnicas (contábeis e jurídicas) em tempo real, praticamente, sob pena de severos prejuízos às entidades empresariais.

Com a crise globalizada que vem varrendo o cenário mundial, mais do que nunca, buscar aperfeiçoamento no contexto tributário, e, sobremaneira, no campo da dinâmica das relações Fisco-Contribuinte é uma verdadeira questão de sustentabilidade, senão, sobrevivência.
Daí, então, a proposta do presente curso, concebido para proporcionar uma formação sólida e consistente com as necessidades dos profissionais que buscam aprofundar os conhecimentos tributários para uma eficiente gestão empresarial, relativa aos tributos federais.

O curso tem ainda como objetivo básico preparar os profissionais da área tributária para atuarem em ambientes onde os tributos impactam significativamente a competitividade e o desempenho econômico-financeiro das organizações.

Orientado para atingir esse objetivo, o curso oferece aos participantes os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a identificação de oportunidades e o desenvolvimento de estratégias em busca da otimização do custo tributário nas empresas, contribuindo para o aumento da sua competitividade e a melhoria dos seus resultados.
A grade de disciplinas e seus objetivos, formatados sob um animador ineditismo, e, ainda, a composição do corpo docente criteriosamente reunido, contribuem para a expectativa de que a empreitada ora proposta se converta num grande sucesso.

Razões que deram origem à criação do programa: carências a serem supridas na área do Magistério Superior ou formação profissional e o desenvolvimento regional da categoria sob o ponto de vista econômico e social.
Tendo sido criado em 2010 hoje se encontra na sua 7ª Turma.

Público Alvo

O Curso de Gestão de Tributos Federais, está direcionado para a necessidade de Contadores, Advogados, Administradores e profissionais que lidam em seu dia a dia com cálculo, análise e planejamento dos tributos federais.

É recomendável que o profissional que participe do curso tenha alguma atuação na área tributária e, caso não seja da área, deverá compensar tal fato com maior leitura dos livros e textos recomendados.

Estrutura Curricular

  • CONTABILIDADE EMPRESARIAL
  • DIREITO EMPRESARIAL
  • TRIBUTAÇÃO SOBRE A RECEITA
  • TRIBUTAÇÃO SOBRE O LUCRO
  • CONTABILIDADE E TRIBUTAÇÃO DIGITAL
  • LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA INTERNACIONAL
  • PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
  • PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
  • METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA

Cronograma de Aulas

Contabilidade Empresarial
Prof. José Antonio Felgueiras

Direito Empresarial
Prof. Leonardo Pessoa

Tributação sobre Receita
Prof. Paulo Pegas

Tributação sobre o Lucro
Prof. Paulo Pegas

Contabilidade e Tributação Digital
Prof. Anderson Fraga

Processo Administrativo Fiscal
Prof. Lucio Graziadio

Legislação Tributária Internacional
Prof. Felipe Dutra

Planejamento Tributário
Prof. Felipe Dutra

Metodologia e Técnicas de Pesquisa
Prof. José Antonio Felgueiras

Material Didático

  • Manual de Contabilidade Tributária – 9ª edição
  • Material Didático On-line

Valor do Investimento

Valor da Inscrição:
R$ 350,00
Forma de Pagamento:
Parcelamento em até 1 + 23 parcelas
Consulte nossos valores

Inscrição

Reserve sua vaga para este curso ou marque um treinamento in company para sua empresa.

RESERVE JÁ SUA VAGA TREINAMENTO IN COMPANY

O IPECRJ se reserva ao direito de adiar ou cancelar o Curso em função de limite de vagas e número mínimo de alunos por turma.